Dez dicas para fazer sucesso com Marketing Pessoal
_______________________________________
O valor do papel!
O valor do papel!
Mas o que me deixou surpreso foi a resposta do colaborador quando perguntei, com bom humor, por que ele considerava merecer um aumento. Eis: __Porque estou me formando, agora tenho curso superior!
Se você lê este blog em busca de conhecimentos que verdadeiramente possa agregar valor à sua carreira, quero compartilhar com você esta informação valiosa: O fato de você se graduar, ou obter mais uma , duas ou vinte pós-graduações, não significa que necessariamente seu salário vai aumentar.Empresas não te pagam pela quantidade de diplomas que você tem; também não te pagam pelo quanto você sabe; elas te pagam pelos resultados que você entrega! Claro que, se seus cursos e seu conhecimento servirem para melhorar os resultados, você será mais recompensado. Mas pelos resultados, não pelos cursos ou pelo conhecimento!
Parece que é realmente uma herança que nós brasileiros carregamos, esta de pensar que papel garante alguma coisa! Claro que diversos cargos, quando anunciados, demandam que o profissional seja graduado nesta ou naquela profissão, pois isto é uma garantia legal de que ele estudou determinado assunto e conseguiu demonstrar suficiente conhecimento para obter o diploma. Mas isto de forma alguma garante que ele seja competente. Imagine então ganhar um aumento de salário porque obteve mais um diploma!A situação é a mesma com o domínio do inglês. Há quem pense que tem que fazer inglês em uma escola formal, ou conceituada, pois senão não terá o diploma.
Entrevisto constantemente diversas pessoas com o intuito de verificar se falam inglês para trabalhar em projetos multinacionais, e sequer jamais pedi a algum deles o diploma. Por -que? Por que é só papel. O que eu quero com papel? Se você conseguir conversar 5 minutos em inglês comigo, pouco me importa se você aprendeu trabalhando como garçom em Dallas ou na melhor escola do mundo. É claro que a situação é diferente se você estiver se candidatando a ser um professor de inglês! (Porque a lei exige!)
Longe de defender que as pessoas não precisam estudar (eu mesmo faço MBA), minha intenção neste post é reforçar o fato de que você sempre será pago por aquilo que você entrega, não por aquilo que você sabe, e menos ainda por aquilo que um pedaço de papel “diz “que você sabe.
De verdade, você até pode ser mais bem conceituado para “entrar” em uma empresa, se tiver o diploma de uma ótima universidade (mesmo assim o que conta é seu desempenho na entrevista), mas uma vez empregado, entenda, ninguém vai te promover ou te dar aumento por ter feito cursos; por mais bem conceituados que possam ser. Menos certificados e mais resultados, é isso que as empresas pedem!
_______________________________________________________________